Carta à Pró-Vida

O que você faria se um ET descesse no teu quintal com um disco voador e lhe dissesse que a partir daquele momento, todos os teus erros cometidos seriam esquecidos, sua mente desenvolveria poderes paranormais, que você seria escolhido pelo cosmos para construir um mundo melhor, ser exaurido de toda a culpa por seus atos, tornar-se o mais sábio entre as gentes, discípulo de uma mente brilhante, e tudo isso por apenas 400 reais em 4 vezes no cartão, sem juros?!!!
Parece ironia mas é assim que acontece, e muita gente da classe média tem desembolsado altas quantias de dinheiro para ter direito a estes benefícios.

Na minha trajetória como psicanalista foi comum observar o quanto queremos nos sentir importantes, e superiores no mundo, ainda mais quando, na infância, tenhamos sidos acometidos de profundas frustrações. Naturalmente, isso não significa que pagar R$400,00 por um curso de aconselhamento espiritual ou desenvolvimento parapsicológico me torne uma pessoa mais ''evoluída'' que as outras, ou uma entidade guiada por um ''Força Maior'' fantasmática que só escolhe a classe média como a delegada de um ''Ideal Universal'' pregado por uma pessoa de retórica persuasiva. Não obstante, pobres não são escolhido porque não têm dinheiro? Aliás, benevolência e dinheiro juntos têm cheiro de falcatrua do mesmo modo que treinamento parapsicológico tem ginga de malandro.

2012... Muita gente tem lucrado com isso... dias atrás um desses visionários apocalípticos me disse que não haverá o ''fim do mundo'' mas sim uma ''mudança'' nesta data. Sus! Mudanças acontecem todos os anos, todos os dias - Chernobyl em 1986, as Tsunamis em 2006, Atentado às Torres Gêmeas em 2001, Gripe Suína em 2009, só para citar alguns tristes eventos. A despeito, o próprio Dia do Juízo vem sendo esperado desde a Idade Média, mas não chegou nem vai chegar. E por quê? Porque é um negócio lucrativo! Com a chegada do Fim do Mundo chegaria ao fim o lucro.

...9 meses de gravidez, 12 meses num ano, 4 fases da lua, 8 planetas, 4 estações... viu? Nem tudo é 7.

Você, pro-vidiano, já pensou na possibilidade de tudo o que você ouviu do lado de dentro do Clube de Campo não passar de um golpe estilisticamente arrojado para fisgar pessoas frustradas em algum aspecto pessoal? E se você tiver sido enganado? E se, de repente, tudo que você acredita não passasse de uma farsa. Sua vida desabaria??? Ou você encararia o mundo tal como ele é e o enfrentaria do lado de fora dos muros??? Acredito que se você conseguiu ler este artigo até este ponto então você ainda tem condições de se libertar do charlatanismo charurista! Coragem! Bem lá no fundo tentamos vestir o arquétipo misterioso de super-heroi paranormal que salvará a humanidade, dado que a fantasia do Batman tornou-se um tanto démodé. Acredite em você, não em profetas, gurus e papagaios.

Pergunte para si mesmo: na Igreja Universal as pessoas são fanáticas e alienadas? E você... se considera um fanático alienado? O que separa você deles, além do vasto poder aquisitivo?

Já parou para pensar o que, de fato, alude os termos: chave-de-prata, chave-de-ouro, terceira dimensão, macroesfera, verdade-absoluta-ao-nível-da-consciência-humana, evolução, força maior, eu maior, dentre outros? E se estas palavras não passarem apenas de conceitos ocos que permanecem ativos no imaginário coletivo do pessoal da Pró-vida apenas para controle e manipulação dos ''membros'' providianos, em benefício exclusivo da ''diretoria'', sem nada significarem?
Ah, sim! O Inconsciente Coletivo de Carl Gustav Jung foi o maior ''chute'' epistemológico dado na história da Psicanálise, sendo aceito e respeitado em grupos exotéricos, contudo, rechaçado, no mínimo, olhado com desconfiança nas academias filosóficas de verdade.

Você, de fato, constatou a manifestação de algum evento paranormal em sua vida de modo que este não deixasse dúvida alguma acerca de sua natureza? Não seria incomodo aceitar que, no mundo todo, desde o início da Modernidade, o homem tem buscado tais constatações e nada tem sido verificado? Assim sendo, por que não acreditar no deus Pastafari? Pense muito bem na resposta, pois os argumentos dos pastafarianos são os mesmos em relação ao modelo lógico adotado pela Pró-vida quando, por exemplo, se empresta E=mc² de Einstein, mas que não faz o menor sentido por vias empíricas. Isto é, tudo não passa de falácia!
Telepatia, Telecinese, Clarividência, Levitação... Bravo!!! Eis aqui uma pequena lista de conceitos fantasiosos oriundos dos movimentos da Nova Era, das décadas de 70 e 80.
Certa vez um amigo ex-pró-vida me disse: espíritas veem espíritos, ufólogos veem Et's, crentes veem Jesus e Pró-vidas acham que têm superpoderes. Pudera...
Pergunto-me: que motivos teria a Ciência para negar descobertas científicas tão fantásticas como a das plantinhas que se comunicam entre si, segundo constatação do psicogalvanômetro??? Não é missão da ciência investigar e reconhecer verdades? Ora! A Ciência não tem um centro de controle, como a religião ou a política, portanto ela não conspira a favor ou contra entidades. O que não é verdade simplesmente não merece crédito.

Vejo muitos membros da Pró-vida desferindo afrontas aos críticos curiosos, tais como ''Não seja infantil! Nós pelo menos fazemos algo útil''. ÚTIL??? Algo útil??? O quê??? Alienar pessoas desencorajando-as a questionar e pensar? Extorquir a maior quantia de dinheiro possível? Desestruturar famílias??? Isso é justamente o contrário da postura primordial daquilo que se reconhece como Ciência! Certa vez mencionaram as doações do dízimo a outras instituições, mas, por outro lado, isso não contradiz a postura providiana de libertar o homem de toda e qualquer dependência? Ainda me pergunto: o dinheiro não seria um ''ideal efêmero'', ao contrário do ''ideal universal'' que era pregado por Celso Charuri??? Jesus nunca cobrou seus apóstolos. Aliás, Charuri foi médico, porém jamais foi Filósofo ou Psicanalista. Não se iluda. Filósofo é quem filosofa e não quem escreve livros fajutos de auto-ajuda.

Vejo manifestações essencialmente idênticas às da Pró-Vida aqui no Brasil, como a da Igreja Universal. No entanto, os ''modos'' de manifestação são outros, e é justamente isso que me preocupa, pois, na Pró-Vida, a massa agregada da classe média detém poder financeiro suficiente para deformar o sistema político-econômico brasileiro e gerar mais dependência nesse povo que já sofreu e sofre muito com regimes alienantes gestados pela Mídia, pela Religião e pela própria Política.

E ainda dizem, orgulhosamente, que, lá dentro, todo o trabalho realizado é voluntário. Ora! Pergunto-me se Trabalho Voluntário não é outro nome para Trabalho Escravo? Será que isso não é um tipo de exploração da irracionalidade humana ingênua que, junto à Pró-Vida, faz o indivíduo se gabar de ser um ''ser evoluído'' eleito por forças cósmicas a fim de construir um ''mundo melhor'', mas que, no fundo, não passa de um bobalhão egocêntrico que paga para se sentir superior a todos e alhures ao mundo real que nunca vai acolher um lunático recalcado?



Charlatanismo e retórica! Abram os olhos! Nem tudo o que reluz é ouro!

Carlo Sinistromano

21 Comments:

  1. claudia said...
    estou decepcionada com tudo isso, membros da fraternidade saint germain....o que e verdade na realidade...ou tudo uma forma de pessoas que estao fragelizadas e se entregam a esse tipo de seita....
    klaus25 viera said...
    Muito bom o artigo...Ha nescessidade premente de que esses falsarios da Pro vida...prestem esclarecimentos importantes, porem lhes falta coragem...Morrem de medo d terem esta seita maldita desmascarada.
    Paula said...
    Amigo
    Desculpe
    Estou fazendo o curso deles, no Essânia (de graça).
    Estou amamndo, nada mais é que aprender a meditar e esta me fazendo muito bem.
    Nada me foi pedido com relação a valores.
    Vc já fez algum curso lá??
    Unknown said...
    Olá, amigos fiz o curso básico e realmente achei a abordagem desde o inicio um tanto anormal.
    1º - A pessoa que me convidou não me falou nada sobre o conteúdo do curso, e sabia que eu estava passando por uma fase difícil em minha vida, quando a indagava sobre o conteúdo ela simplesmente me respondia que não poderia falar, que eu teria que participar do curso, acredito que até foi mais a curiosidade que me levou a participar.
    2º - Não me avisou também que o curso é pago e me colocou em uma situação no mínimo constrangedora pois me vi obrigado a pagar por uma coisa a qual nem sabia se tratar na hora de entrar para o curso. Mas para não chatear o amigo acabei concordando.(obs: Paguei com cartão em 4 parcelas pois estava sem dinheiro).
    3º - As primeiras palavras da pessoa que realizou o curso foram pra mim chocantes pois falou que "ERA O FINAL DE UMA ERA CRISTÃ".
    4º - Todas as dinâmicas baseadas em auto-sugestão ou coisas já confirmadas pela ciência mas que pessoas menos informadas ficam ficam maravilhadas ao verem tudo aquilo.
    5º - Fiquei chocado pois vi ali varias pessoas que são freqüentadores assíduos da igreja católica, que me disseram estarem ali por indicação de padres.


    6º - Na semana seguinte meu amigo já estava me indagando sobre o dizimo.

    Até hoje não sei o que fui fazer lá por que fora o que aconteceu naquela semana que foram somente uns exercícios de relaxamento e como já disse acima auto-sugestão e demonstrações de coisas já foram confirmadas pela ciência não vi mas nada.

    Amigos me desculpem se estiver errado mas as coisas ali acontecem muito as escondidas e com a aprovação das pessoas que freqüentam as reuniões, se quer comprovar é só perguntar para um deles "O que é a Pró Vida?" e analisar a resposta.
    Unknown said...
    Frequento há bastante tempo, queridos, a maravilhosa instituição, que não obriga ninguém a pagar dízimo, que NUNCA negou Jesus, até porque o usa muitas vezes como exemplo... Será que vocês é que não estão enxergando errado com a sua cegueira comunitária? Pra quem fez o curso: mente coletiva, amigos. Mente coletiva.
    Somos muito mais que isso. O que os deixa irados é não saber o que somos.
    swedenborg said...
    mente coletiva- bando de otários manipuláveis pela massagem de seus pequenos egos inflados por charlatães versados em técnicas de brainwash
    não basta acrescentar o nome de Jesus para se tornar cristão algo.Pode ser pseudo-cristão, mas cristianismo não é, pois deve se embasar no livro sagrado dos cristãos, a bíblia,coisas como Força maior, poder mental, piramidologia são conceitos anti-cristãos da Nova era, que são associados ao cristianismo oportunisticamente para agarrar cristãos pouco versados na sua própria fé para entrarem nesta falcatrua iniciática.
    O expediente de tratar qualquer um que questione as "verdades" charurianas como não-evoluido, ou "você só chegará ao conhecimento fazendo os cursos" é mais antigo que "as grandes pirâmides", sendo usado por todo charlatão que recusa o confronto de idéias objetivas.
    Jussara said...
    O que me deixa mais espantado é que se tudo isso realmente é maravilhoso, é a essência da "salvação humana" como pode ser secreto? Como pode ser cobrado? Balela da grossa e tem gente que ainda se acha "diferente" só por estar lá...
    Anônimo said...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Paula said...
    Dizimo....rsrs
    Nem é uma instituição religiosa...rs

    Quem será q esta se achando melhores heim?
    Os que criticam aqui ou eles que estão na dele...???

    Desculpe Ale... pra não "chatear" vc pagou??? Nossa.. bonzinho vc e com muita grana pelo jeito..rs

    Liza
    Eles criticando assim, provam cada vez mais quem na verdade tem uma inferioridade moral... pq nunca vi lá alguém criticar religião e crença nenhuma. O que eles não sabem é q o pró-vida não é uma instituição religiosa... e mesmo eles dentro de suas religiões, não aprenderam a conviver passificamente com opiniões divergentes da deles... fazem tudo de diferente do que o Cristo ensinou.
    Só falam m maldição pq só tem isso no coração.
    A paz a todos!
    Veh said...
    Me espanta ver tanta ignorância viu......
    Vcs que falam mal sabem realmente doque se trata a pró-vida?
    Sabem também que ñ involve de geito maneira as religiões?
    Antes de falarem mal meus amigos,eu recomendo que façam o curso e vejam com seus próprios olhos pq acreditmaos em vários conceitos!!!!! a questão ñ é simplismente acreditar naquilo que é falado! é testar e ver com seus próprios olhos!!
    Unknown said...
    Tenho pena de quem escreve sobre aquilo que desconhece. Para não entrar em pormenores, quem faz o curso é livre para ter seu dinheiro de volta caso conclua a semana e veja que o conteúdo não o satisfez.
    Quem faz o curso, faz porque quer.
    Ninguém obriga ninguém a nada.
    E pergunte à milhares de instituições beneficientes que já receberam doações se elas acham isso tudo charlatanismo.
    Espero que um dia vocês façam algo a mais do que ficar tentando prejudicar pessoas que estão trabalhando por algo melhor, assim como muitas outras sociedades.
    Steh said...
    Mando esta mensagem aos amigos e amigas da Pró-Vida:
    Queridos amigos e amigas da Pró-Vida, por favor, não se dêem ao trabalho de responder a estes sites e tópicos.
    Nosso movimento é muito maior do que tudo isto e devemos desejar somente a paz e a luz para estes que ainda não estão preparados para receber e entender o conhecimento grandioso que nos foi ensinado.
    Lembrem-se de que devemos sempre focar nas virtudes e responder a estes caluniadores que nos desconhecem é focarmos nossa energia nas não-virtudes.

    Amor e paz para todos vocês.
    Rogerio de T. Penha said...
    Concordo com voce amiga. É como diz o velho ditado: "ninguem joga pedra em arvores que nao dão frutos", portanto, tudo isso é sinal que estamos no caminho certo. E o minimo que devemos fazer para essas pessoas caluniadoras que ainda se escondem dentro de si proprias, em pleno final de ERA, é desejar a elas, muita PAZ, CORAGEM e HARMONIA.
    Gelcler said...
    Não posso falar do Pró-Vida já que não faço o curso por lá. Minha esposa fêz o básico I, pagou, e gostou. Eu procurei uma alternativa que não fosse pago, apesar dela ter se oferecido para pagar o curso para mim. Escolhi o Re-Una na época nem sabia do que se tratava assim como nem ela mas escolhi fazer. http://www.re-una.org.br/pagina_inicial/pagina_inicial.html Só depois é que fiquei sabendo , na entrevista, que seria o braço gratuito do Pró-Vida já, que segundo me foi dito, o Dr.Celso disse na época em que dava os cursos que gostaria que um dia eles fossem ministrados gratuitamente. Mas vamos pensar um pouco pelo lado prático da coisa. Tudo o que é pago as pessoas dão mais valor. Eu mesmo quando começei no Re-Una achei que não fosse muito longe exatamente por ele ser gratuito. Mas fui adiante e posso dizer que me ajudou muito. É a verdade absoluta ? Não sei. Eu mesmo sempre disse uma frase e continuo com ela. Só saberei a verdade verdadeira o dia que partir deste mundo. Até lá, tudo é conjectura. Mas acho que se uma coisa está fazendo bem a você, continue nela, lute por ela (sentido figurado), defenda-a (sem passar dos limites) e aprenda a respeitar posições contrárias. Pois na vida tudo é subjetivo a única coisa certa é a morte. Outra frase que me disseram uma vêz e que levo muito a sério " O que seria do verde se só gostassem do amarelo ? " ou a tradução filosófica de Voltaire "Não concordo com o que dizes, mas defendo até a morte o direito de o dizeres” Uma ótima noite a todos.
    Peta - A Calopsita said...
    Adorei todos os comentários contra a seita maldita, que usa mentes fracas para fazê-las sentirem-se superiores a todos os outros que não aprovam seus métodos satanistas, afinal de contas a gente sempre deve tentar abrir os olhos das pessoas às palavras de Deus, que se encontram na Bíblia Sagrada. Mas acredito também ser totalmente em vão, pois uma vez feito o maldito curso, pior ainda se repetido por diversas vezes, a mente dos pobrezinhos já sofreu lavagem cerebral (as técnicas deles são ótimas)... e eles serão eternamente (na conceito deles) deuses, e nós macrosferentos nojentos. É pura perda de tempo.

    Dani
    Paula said...
    Métodos Satânicos??
    kkk o povo tem uma imaginação fértil! rsrs

    Gelcler e Steh, disseram tudo!

    Gelcler - Fiz no Essânia, que também tem o Dr. Celso como fundador... não entendi pq tb tem um chamado Re-una... vc sabe o pq?
    MIRANTESUL said...
    O que seria dos espertos se não fossem os otários? Vendem-se terrenos no céu, almas novinhas em folha e espíritos zero quilômetro. Faça seu curso de santificação, pagando em 4 vezes no cartão de crédito. Aceita-se cheques. Mas precisa ter fundos, senão você vai para o inferno, brou...Caloteiro a seita não aceita.
    Paula said...
    Mirantesul
    O curso não tem haver com religião, portanto nada de "céu" ou "inferno".
    Vc fez faculdade??
    Se não foi publica, com certeza pagou para fazer.
    Se pagou, vc vai pro "inferno" por isso?
    Vc é quem ta falando em céu e inferno, não nós...rs
    Cesar Galhardo said...
    Cara seus artigos são ótimos, infelizmente minha familia está cheia destes fanáticos que não me dão sossego.Me sinto um alienigina.Parabéns e continue escrevendo, eu agradeço.
    Saudações
    Anônimo said...
    Concordo
    Anônimo said...
    Disse tudo Steh.

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial