A maquiagem do fracasso pessoal A pró-vida só é a instituição megalomaníaca que é, porque tange as pessoas a nível pessoal no dito "curso básico”, que por sua vez funciona como um engodo preparatório para uma lavagem cerebral que transcorre nos ditos "cursos" posteriores que, aliás, não passam de videos de pregações realizadas pelo finado médico Celso Charuri.
Não nota-se vigilância da parte dos monitores, mas sim uma idolatria que beira o fanatismo por parte dos membros mais “avançados”. Paulatinamente, percebe-se que as pessoas acabam por se envolver com a pró-vida imediatamente porque são pessoas que carregam alguma grande frustração consigo; seja no campo profissional, pessoal, relacional ou até mesmo sexual. Agora imagine: frustração pessoal, um líder (monitor) que se encarrega de exaurir toda e qualquer culpa ou demérito na vida da pessoa, uma proposta de desenvolvimento de poderes mentais, e tudo isso atrelado ao título de “ser evoluído”, gesta um tipo de soldado alienado que não exita em afrontar qualquer pessoa em defesa de seu próprio ego e em detrimento da Verdade (filosófico-científica).
Quanto às categorias de corpo e mente, admite-se que a sexualidade desempenha um papel importante para a manutenção da pró-vida. É comum ouvir pessoas dizendo que não é bom trocar de parceiros sexuais porque ambos acessam todas as informações do histórico mental um do outro. Com efeito, os membros desta instituição passam a preferir outros membros da mesma como parceiros sexuais ou esposos, visto que estariam em contato com as vibrações de um outro ser “evoluído”. Nada de espantoso, por sinal. Esta é a mesma estratégia que manteve a igreja católica sustentada por tanto tempo: a família é o pilar de sustentação mais sólido para qualquer religião ou seita, e lá o engodo não é diferente.
O imbecil faz o bom charlatão
Celso Charuri, antes de tudo, foi um excelente "ator". Deveras ele se formou em medicina, porém é considerado um filósofo pelos seus seguidores/ voluntários, embora seja execrado pelas comunidades filosófico-científicas, por nunca ter escrito uma linha sequer de filosofia. O mais engraçado, talvez patético, é o fato de ser considerado a reencarnação de personalidades históricas tais como Robespièrre, São Francisco de Assis, Joana D'Arc e, acredite, Platão. O que é facilmente refutável, visto que chega a ser obscena a discrepância linguística entre as piegas mensagens de auto-ajuda dos livros do Charuri e a complexidade da filosofia platônica. É ver para crer! Ou, como os próprios pró-vidas dizem (mas não fazem) "quem tiver olhos para ver que veja". Infelizmente estas também são apenas flatus voces...
Em suma, Charuri é tão somente um charlatão talentoso.
As chaves de prata e de ouro do controle
Chave de Ouro e de Prata não passam de elementos ludibriantes. Não há nada de essencial a estas palavras. São "conceitos" ocos, que permanecem ativos no imaginário dos participantes. Não passam de instrumentos de controle pessoal que a pró-vida utiliza para com seus membros, sendo muito engenhoso por sinal.
O Além, para eles não passa de um "terreno no céu". É comum ouvir pessoas dizendo, "eu sou evoluído", ou "você não está preparado". E isso porque o trabalho de inflamento do ego é tanto dentro da Pró-vida que os não-membros passam a ser considerados seres inferiores.
Os pró-vidas afirmam existir espíritos designados por funções, mas, ao primeiro olhar crítico, são pessoas tão sórdidas quanto qualquer mau político, e, além do mais, a marca do ego alienado, como a soberba são tão facilmente perceptíveis que qualquer pessoa inteligente rejeita a ideia em pouco tempo.
Ego... o que Buda diria sobre?
Mentes iguais tendem a se aproximar. E é por isso que tais membros mantém-se unidos. A grande maioria das pessoas que se pode conhecer lá compõem a massa não-crítica da sociedade, senão oportunistas, que, de alguma maneira, fracassaram na vida. Portanto, este grupo serve-se também como uma ótima muleta para uma vida que se tornou um "faz de contas" reconfortante.
O monitores dizem que em 2012 haverá um gigantesco evento catastrófico na Terra, e que, por isso, eles terão um papel importante na reconstrução do planeta. Porém, sorrateiramente, também afirmam que em 2014 a Terra já terá sido completamente reconstruída, sendo assim, o evento imperceptível. Controverso, não?
Abra os olhos!
Para esse tipo de mal não há remédio.